terça-feira, 25 de novembro de 2008

Modificar à forma de ensinar

Modificar à forma de ensinar

Produzido por Manoel Erones Santiago (30/09/2008)


Eis um tema desafiador para o professor atual, que compete a cada dia com as novas tecnologias que adentram a cabeça dos nossos alunos, e findam por tornar menos prazerosa a velha forma de ensino baseada no “quadro, saliva e giz”. E ainda, como modificar a postura do professor que mesmo estando vendo que precisa modificar sua metodologia de ensino, continua teimando com posturas tradicionais que geram um clima desagradável na sala de aula.


Especialista em projetos inovadores na educação presencial e à distância, Moran, 2007, afirma que para modificar-mos a prática de ensino, é preciso “adaptar-mos os programas previstos às necessidades dos alunos, criando conexões com o cotidiano, com o inesperado, se transformarmos a sala de aula em uma comunidade de investigação.”


O autor em seu artigo (in http//:www.eca.usp.br/prof/moran.htm) , também retrata a necessidade de “equilibrar planejamento e a criatividade, a organização e a adaptação a cada situação, a aceitar os imprevistos, a gerenciar o que podemos prever e a incorporar o novo, o inesperado.”


Ora, crianças e jovens gostam de novidades, de sair da rotina. E o uso de uma nova brincadeira, de uma nova dinâmica de um recurso tecnológico como vídeo, DVD, computador, etc pode muito bem tornar a aula mais atrativa. É evidente, que estes recursos devem ter caráter pedagógico e estimular a produção do conhecimento.


Como bem retrata o autor antes citado, ... “Na educação o mais importante não é utilizar grandes recursos, mas desenvolver atitudes de comunicação e afetivas favoráveis e algumas estratégias de negociação com os alunos, chegar a consensos sobre as atividades de pesquisa e a forma de apresentá-las para a classe ... Cada organização precisa encontrar sua identidade educacional, suas características específicas, o seu papel”.


Hoje, o sistema de ensino atual requer profissionais capacitados, contudo, esses devem ser pessoas abertas, flexisiveis e prontas para adaptar-se às modificações tão presentes na educação vigente.

http://www.tvebrasil/salto.


Nenhum comentário: